Social Media Manager
O que é um social média manager?
Um social media manager um profissional encarregado de gerir as atividades de média social de uma empresa, uma marca ou uma organização.
O trabalho de um profissional de social média é maximizar a contribuição que a gestão do perfil de média social de uma empresa faz ao negócio da empresa (como o retorno do investimento). Uma das suas atividades, é, por exemplo, aumentar a presença on-line, melhorar o reconhecimento e a reputação da marca, criar envolvimento, gerar leads e fidelizar o público: os objetivos destes profissionalizes variam de acordo as diferentes estratégias de marketing digital de cada empresa.
O que faz um social média manager?
Antes de mais nada, seria interessante entender o que é a mídia social e, porque ela se tornou tão importante nos últimos tempos.
Mídias sociais como Facebook, Instagram, Tik-Tok ou LinkedIn, são plataformas cuja função principal é trocar conteúdo e transmitir informações para outras pessoas e isso é geralmente conseguido por redes sociais.
Mais não fique confuso as redes sociais e as mídias sociais não são a mesma coisa.
As redes sociais são definidas como um grupo de pessoas com vínculos entre si, seja para negócios, amizade o ou trabalho. Esses laços são formados através das midias sociais. Mas a principal função de uma rede social é conectar pessoas no mundo virtual, para construir novas conexões sociais.
Você sabia que Brasil segundo "We are social" and "Hootsuite":
- É o terceiro país com maior público em Facebook (130.000.000 Reachs, pesquisas)
- É o quinto país com maior público em Twitter (16.200.000 Reachs, pesquisas)
- E o terceiro país com maior público em Instagram (99.000.000 Reachs, pesquisas)
Quai são as tarefas que tem que cumprir?
Especificamente, um profissional de social média tem a responsabilidade pela gestão operacional dos perfis, páginas e contas oficiais da empresa ou do cliente nas redes sociais, incluindo, por exemplo, Facebook, Twitter, Instagram, YouTube, LinkedIn, Pinterest, Snapchat, e possivelmente também o blog da empresa.
Os profissionais de social média utilizam as diferentes plataformas sociais para interagir com os usuários e criar uma comunidade ativa. Também tem que analisar e interpretar os dados da web e da mídia social usando ferramentas analíticas e de escuta para identificar tendências, hashtags e determinar o direcionamento das atividades de marketing e comunicação.
Outras das tarefas é desenvolver uma estratégia eficaz de comunicação da marca e escolher quais das plataformas sociais usar para a comunicação, definindo um plano editorial para a criação de conteúdo para redes sociais, estudado ad hoc conforme o público-alvo: textos, imagens, GIF, vídeos, encete, concursos interativos ou campanhas virais para estimular o interesse e a participação dos utilizadores e aumentar o número de seguidores e ações.
As tarefas principais são:
- Gerir os perfis sociais de uma brand, empresa, instituição ou celebridade.
- Definir a estratégia digital a ser adotada
- Planear, criar e distribuir conteúdo em canais sociais
- Aumentar o envolvimento do utilizador
- Monitorar o desempenho, escrever análises e relatórios periódicos
Qual é a formação necessária para trabalhar como social media manager?
Geralmente é necessário um diploma em Marketing e Comunicação para se tornar num profissional de Mídia Social. Mas hoje em dia é possivel existem cursos (Gratuito e Pagos) para a formação de mídia social que fornecem conhecimentos específicos para a definição de uma estratégia bem sucedida de mídia social e para a criação e gestão de conteúdo para redes sociais.
O treino teórico deve então ser necessariamente aperfeiçoado no campo, por exemplo, através de experiência de estágio numa empresa ou numa agência de Internet, para se familiarizar com a gestão operacional das contas.
A constante atualização profissional é um requisito essencial para trabalhar em web marketing, para acompanhar as tendências atuais e ser capaz de implementar as estratégias mais eficazes para cada marca, dependendo do contexto.
Qual é o salário de um social media manager?
De acordo com dados que obtivemos de empresas que trabalham com JOBATUS, o salário médio de um social media manager vária segundo diferentes fatores como: o grado de experiência, a categoria de trabalho realizado, a categoria da empresa para a qual o empregado trabalho e formação:
Mas a estimação calculada segundo os dados, fica entre R$ 1.952,00 - R$ 3402,00 mensalmente aqui no Brasil por uma carga de trabalho entre 40-43 horas semanais.
Aqueles que escolhem o querem começar uma carreira como profissional de Mídia Social estão fascinados pelas novas oportunidades de comunicação oferecidas pelas mídias sociais.
É uma profissão muito dinâmica e estimulante, que lhe permite usar a sua paixão pelo mundo das mídias sociais no trabalho e assim dar uma contribuição importante para o sucesso de uma empresa, de uma instituição ou de uma brand.
Além disso, há numerosas ofertas de trabalho para profissionais de mídia social: as empresas estão constantemente à procura de profissionais especializados para confiar as suas atividades de comunicação e marketing on-line de modo a gerar tráfego e lucros.
Então, você está, preparado para trabalhar como
E você quer ver as vagas disponíveis como social media manager?
Crie um alerta e não perca nenhuma nova oferta do seu interesse!