Recrutador
Recrutador: O que é? O que faz um? Salário? Oportunidades?
O Recrutador de RH é responsável pelo recrutamento e seleção de pessoal o que inclui a gestão de todo o processo de recrutamento, a partir da criação de anúncios de emprego até a contratação do melhor candidato, com a assinatura do contrato de trabalho.
O que faz um Recrutador?
Uma vez definidas as habilidades do candidato com os gerentes da empresa, o recrutador elabora a oferta de emprego para os cargos disponíveis: a oferta deve ser escrita de forma completa mas concisa, e conter tanto as habilidades e requisitos exigidos do candidato ideal quanto o que a empresa pode oferecer em troca dessas habilidades (salário, ambiente de trabalho, benefícios, oportunidades de carreira, etc.).
Neste ponto, o recrutador utiliza todos os recursos à sua disposição para encontrar candidatos potenciais e atrair os melhores talentos: por exemplo, ele divulga a oferta em plataformas de busca de emprego, como pode ser JOBATUS, publica-a em canais sociais (recrutamento social), destaca-a no site da empresa (as médias e grandes empresas geralmente têm uma página na web dedicada à pesquisa contínua e à obtenção de currículos).
Um recrutador também desenvolve canais adicionais de recrutamento e estratégias em estreita cooperação com o marketing.
Portanto, participa de feiras de emprego, dias de carreira e eventos de recrutamento, ativa campanhas de marca do empregador, desenvolve cooperação com universidades, instituições de treinamento e utiliza a sua rede de contatos para abordar "candidatos passivos", que já estão empregados por outras empresas e não estão procurando ativamente por um emprego.
Uma vez publicado e divulgado o anúncio de emprego, o Recrutador começa a coletar e avaliar os currículos recebidos: a fase de avaliação dos currículos serve para diminuir ao máximo os candidatos, selecionando apenas aqueles que cumprem os requisitos mínimos para o cargo vago.
O Recrutador também mantém o banco de dados de currículos atualizado e gerencia os dados dos candidatos usando software de gerenciamento de recursos humanos como ATS (Applicant Tracking Systems), CMS (Candidate Management Systems) e HRMS (Human Resources Management Systems).
As tarefas e obrigações do Recrutador são:
- Identificação dos perfis profissionais procurados com base nas necessidades comerciais
- Escrever e publicar anúncios de emprego
- Gestão dos canais de recrutamento (internet, redes sociais, busca direta, feiras de emprego, etc.)
- Revisão do curriculum vitae e convocação de candidatos
- Gerenciamento de entrevistas de seleção (centro de avaliação, entrevistas em grupo e individuais)
- Apresentação da lista de candidatos aos gerentes
- Atividade administrativa: compilação de documentos e gestão das práticas de recrutamento
- Supervisão dos principais KPIs de recrutamento
- Desenvolvimento da estratégia de recrutamento e aquisição de talentos
Como tornar-se em Recrutador?
Muitas vezes é necessário um diploma para se tornar um recrutador, por exemplo em Economia ou Humanidades, tais como Psicologia, Sociologia, Literatura e Comunicação.
Também é possível participar de um curso para pessoal de pesquisa e recrutamento em institutos e centros de treinamento.
É possível se tornar um recrutador mesmo sem um diploma ou diploma específico em gestão de recursos humanos: neste caso, porém, trata-se geralmente de profissionais de alto nível com um conhecimento muito profundo de um setor específico e uma densa rede de relacionamentos e contatos com as realidades mais importantes naquele campo (por exemplo, na área de engenharia ou tecnologia da informação e comunicação).
Graças à experiência adquirida na sua carreira, eles podem assim realizar com sucesso a busca de talentos num ambiente que conhecem perfeitamente bem.
Principais habilidades ou competências
As habilidades e competências exigidas aos recrutadores de RH são:
- Capacidade de gerenciar o processo de recrutamento
- Conhecimento dos canais de recrutamento
- Competência na seleção de currículos e seleção de candidatos adequados
- Capacidade de conduzir uma entrevista de trabalho
- Capacidade de usar Sistemas de Gestão de Candidatos
- Conhecimento do direito do trabalho e dos contratos
- Comunicação e habilidades interpessoais
- Habilidades de organização e gestão do tempo
- Orientação para os resultados e capacidade de trabalhar para os objetivos
- Precisão e confiabilidade
- Flexibilidade e resolução de problemas
Quanto ganha um Recrutador?
De acordo com dados que obtivemos de empresas que trabalham com JOBATUS, o salário médio de um Recrutador vária segundo diferentes fatores como: o grado de experiência, a categoria de trabalho realizado, a categoria da empresa para a qual o empregado trabalhe, os meios que o empregado utiliza, o seu treino e formação:
Mas a estimação calculada segundo os dados, fica entre R$ 1.675,00 - R$ 4.420,00 mensalmente aqui no Brasil por uma carga de trabalho entre 40-43 horas semanais.
A carreira de um recrutador de RH depende do tamanho e da estrutura da empresa para a qual ele ou ela trabalha: se você trabalha para uma empresa com um escritório de pessoal com poucos funcionários, um recrutador júnior pode ter que mudar de empregador para encontrar oportunidades de carreira.
Na área de RH, há muitas outras possibilidades de carreira para um recrutador: por exemplo, você pode se tornar um especialista em gestão de talentos, aprofundar as suas habilidades de marketing e especializar-se em recrutamento social, ou pode passar para a orientação profissional e trabalhar como conselheiro de carreira, em centros de orientação e colocação em universidades e instituições de treinamento ou como freelancer.
Boas razões para trabalhar como recrutador de RH
O trabalho do recrutador é um papel responsável, pois os recursos humanos são a base para o sucesso de cada empresa e organização: somente com as pessoas certas é possível realizar grandes projetos.
O recrutador tem precisamente a tarefa de promover o encontro entre a oferta e a demanda de trabalho, num mercado cada vez mais competitivo e comprometido em atrair e reter os melhores talentos.
Outro aspeto interessante da profissão de recrutamento e seleção é que ela permite conhecer muitas pessoas diferentes, estabelecer relacionamentos e, no melhor dos casos, influenciar positivamente a vida profissional e a carreira dos candidatos com os quais você entra em contato.
E você tem interesse em ver as vagas disponíveis como Recrutador?
Crie um alerta e não perca nenhuma nova oferta do seu interesse!