Operador de Telemarketing
Operador de telemarketing: O que é O que faz? Salário? Conheça tudo!
Por definição, o operador de telemarketing consiste no contacto telefónico direto entre uma empresa e os seus clientes atuais ou potenciais através de operadores comerciais. O objetivo do contacto é publicitário/promocional ou comercial. No caso de um resultado positivo, normalmente a chamada do operador de telemarketing termina com a identificação de um compromisso com um vendedor
Se o objetivo da chamada não for exclusivamente promocional e de geração de leads, como também diretamente para a venda de produtos ou serviços, o termo mais apropriado é televendas.
O que faz um Operador de Telemarkering? Principais tarefas!
Normalmente diferençamos entre dois tipos de operadores:
- Telemarketing de saída
- Telemarketing de entrada
No caso de telemarketing de saída, a chamada é feita por iniciativa do operador, que é responsável por contactar os clientes através das listas telefónicas fornecidas pela empresa, em conformidade com os regulamentos de privacidade em vigor.
No caso de telemarketing de entrada, o contacto telefónico vem diretamente do cliente, geralmente marcando um número gratuito: o operador que atende, para além de fornecer as informações solicitadas e fornecer o apoio adequado ao cliente, é responsável por direcionar a chamada para fins comerciais pré-definidos.
Além das atividades telefónicas, o operador de telemarketing realiza também atividades de introdução de dados, envio de correio eletrónico, seleção de bases de dados para a realização de contactos.
Ademais de saber como fazer o melhor uso da sua voz, o guião de telemarketing é de importância fundamental para o sucesso das chamadas comerciais.
Por guião, referimo-nos ao texto da chamada que serve de guia para o operador, a ser personalizado conforme o cliente.
- O guião inclui normalmente uma breve apresentação da empresa ou iniciativa comercial, uma fase de perguntas ao cliente (entrevista) e uma fase chamada "motivação", na qual o operador cessante tem a tarefa de identificar o possível interesse do cliente, com base na entrevista. A fase de encerramento é a fase em que se obtém o consentimento explícito do cliente para a iniciativa comercial proposta, por exemplo, consentimento para marcar uma reunião de vendas com um agente ou representante.
Qual é a formação académica de um Operador de Telemarketing?
Uma vez contratados, os operadores geralmente recebem um treino inicial ou um curso sobre os aspetos técnicos do serviço e um período de treino no trabalho ao lado de pessoal mais experiente.
Durante a etapa inicial de treino, os operadores de telemarketing normalmente aprendem o básico para fazer uma chamada comercial:
- Os princípios básicos da comunicação
- Como identificar as necessidades do cliente, fazendo as perguntas certas
- Técnicas de escuta para entender qual é a solução mais apropriada para propor ao cliente
- Técnicas de telemarketing, para conquistar e reter clientes
- Usando o tom da voz e gerindo o ritmo da conversa
- Como gerir o banco de dados
Isto permite-lhes ganhar a experiência necessária para aprender como melhor apresentar um produto ou oferta (sem ser insistente ou exigente) e como lidar com os clientes do outro lado do telefone.
Quais são as habilidades e conhecimentos mais requeridos pelas empresas?
Algumas das competências que uma empresa ou organização procura num analista de dados são:
- Capacidade de fazer chamadas comerciais e conhecimento de técnicas de vendas
- Acoplamento telefónico, boa capacidade dialética e de persuasão
- Determinação, capacidade de ser escutado e de obter respostas
- Familiaridade com o computador
- Orientação para resultados
- Capacidade de trabalhar em equipa
- Paciência, tenacidade e motivação
Quanto ganha um Operador de Telemarketing?
De acordo com dados que obtivemos de empresas que trabalham com JOBATUS, o salário médio de um operador de telemarketing vária segundo diferentes fatores como: a categoria de empresa para a qual o empregado trabalhe, os meios que o empregado utiliza, e seu treino, e formação.
Mas a estimação que temos é de R$ 1.080,00 e R$1.800,00 mensalmente aqui no Brasil por uma carga de trabalho de 40 horas semanais.
Operador de Telemarketing, é uma profissão do futuro?
A principal razão para considerar este trabalho como uma profissão do futuro é que atualmente qualquer negócio precisa de este departamento.
Ademais esta profissão permite adquirir todas as habilidades e conhecimentos necessários para construir uma carreira em vendas, tais como comunicação e habilidades de geração de leads, técnicas de vendas e gestão de relacionamento com o cliente.
A ampla disponibilidade de vagas de emprego e os baixos requisitos de entrada são outros aspetos da profissão a considerar.
Tornar-se um operador de telemarketing também pode ser uma opção interessante para aqueles que procuram um trabalho em tempo parcial ou para aqueles que querem trabalhar em casa.
Mas a estimação que temos é de R$ 1.280,00 e R$ 2.000,00 mensalmente aqui no Brasil por uma carga de trabalho de 40 horas semanais.
Então, você está, preparado para trabalhar como operador de telemarketing?
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