Nutricionista
O que é um nutricionista?
O nutricionista ou biólogo nutricional, é um especialista em nutrição e alimentação: ele prepara dietas e perfis nutricionais tanto para pessoas saudáveis como para pessoas com patologias, dá conselhos para uma dieta correta e um estilo de vida saudável para promover o bem-estar do indivíduo e melhorar o seu estado de saúde.
O que faz um nutricionista?
O nutricionista começa com uma análise das necessidades nutricionais e energéticas do cliente. O nutricionista também examina os objetivos específicos que o indivíduo deseja atingir: perder peso, conseguir melhor desempenho em um esporte, cumprir as prescrições médicas (como no caso de um diagnóstico de diabetes, obesidade, doenças metabólicas). Com base nestes dados, é elaborado um plano nutricional personalizado.
A dieta estabelecida deve responder às necessidades que surgiram durante a avaliação, e também considerar os custos que podem estar envolvidos. O nutricionista também fornece informações e conselhos úteis sobre a escolha e o método de preparo dos alimentos na dieta.
Ele ou ela então monitora o progresso do plano elaborado: avaliando os seus efeitos e fazendo as mudanças necessárias para facilitar a realização dos objetivos estabelecidos.
O nutricionista também trabalha para comunidades e é responsável por identificar dietas saudáveis e equilibradas para grupos de pessoas: por exemplo, ele pode criar dietas apropriadas para refeitórios de empresas e cantinas escolares, grupos esportivos, instalações de saúde, clínicas e lares de idosos. O nutricionista identifica as necessidades nutricionais relacionadas com as condições específicas do grupo de pessoas a serem seguidas (inclusive patológicas, no caso de hospitais), e prepara uma dieta apropriada.
Ele/ela oferece aconselhamento nutricional àqueles que administram a restauração coletiva, fornecendo informações e sugestões sobre a abordagem à alimentação e nutrição.
Além disso, um nutricionista pode estar envolvido na educação de indivíduos e comunidades sobre nutrição e bem-estar, especialmente com vistas à prevenção de doenças relacionadas à nutrição. Por exemplo, ele pode organizar e participar de eventos, conferências e palestras da indústria sobre a importância de uma alimentação saudável.
Desta forma, promove a consciência pública dos efeitos dos alimentos sobre a saúde humana e o bem-estar geral do indivíduo.
Quai são as funções de um nutricionista?
Estas são algumas das funções de um nutricionista:
- Avaliar as características e necessidades nutricionais do indivíduo ou grupo
- Analisar hábitos alimentares e possíveis diagnósticos médicos
- Identificar o alvo específico da intervenção nutricional
- Criar uma dieta personalizada que atenda às necessidades que possam surgir
- Monitorar a evolução e os efeitos do regime nutricional
- Realização de atividades de educação nutricional para indivíduos e comunidades
Qual é a formação necessária para trabalhar como nutricionista?
A formação para tornar-se nutricionista geralmente envolve um bacharelado de 4 anos e possível fazê-lo de maneira presencial ou online.
Os principais conhecimentos científicos necessários para o exercício da profissão estão relacionados à biologia e bioquímica, fisiologia e fisiopatologia, nutrição humana, composição química e microbiológica dos alimentos, o efeito dos alimentos e bebidas sobre a saúde.
Outros requisitos para poder praticar como nutricionista podem incluir qualificação e registo na associação profissional, conforme as regulamentações em vigor em cada país.
Também é possível realizar cursos sobre nutrição, e normalmente os requisitos fundamentais para poder ter aceso aos cursos são: ter uma idade maior que 18 anos e ter a escolaridade mínima obrigatória.
Quais são as principais habilidades que um nutricionista deve ter?
- Atitude responsável
- Competência no desenvolvimento de dietas e planos nutricionais para indivíduos e comunidades
- Conhecimento de dietética, nutrição clínica e terapia nutricional
- Conhecimento das principais doenças relacionadas à nutrição (diabetes, obesidade, doenças cardiovasculares, etc.)
- Boa capacidade de escuta
- Empatia e habilidades de comunicação
- Precisão e capacidade de organização
Onde um nutricionista pode trabalhar?
Um nutricionista pode desenvolver a sua carreira especializando-se em assessoramento nutricional para uma categoria particular de pessoas - crianças, idosos, atletas e esportistas, pessoas com necessidades especiais (por exemplo, uma dieta pobre em sal ou baixo teor de açúcar) - ou tornando-se um biólogo nutricional e especialista em nutracêutica.
Outros, por outro lado, preferem uma carreira de freelancer e, uma vez que tenham acumulado experiência profissional e contactos, decidem abrir o seu próprio estúdio para dirigir o negócio de consultoria independentemente.
Há também a possibilidade de se engajar em atividades de divulgação científica e de fornecer consultoria especializada para revistas, websites e programas de TV que lidam com nutrição.
Finalmente, outra possibilidade de desenvolvimento de carreira para nutricionistas está no setor comercial de empresas farmacêuticas e alimentícias, por exemplo, como vendedor de suplementos alimentares.
As principais áreas de atuação onde um nutricionista pode trabalhar são:
- Nutrição coletiva
- Nutrição dentro da indústria alimentícia
- Nutrição esportiva
- Nutrição médica (Clínica)
Qual é o salário de um nutricionista?
De acordo com dados que obtivemos de empresas que trabalham com JOBATUS, o salário médio de nutricionista vária segundo diferentes fatores como: o tamanho da empresa donde o nutricionista trabalhe, a categoria da empresa para a qual o empregado trabalhe, os meios que o empregado utiliza, a experiência do empregado e as horas que trabalhe.
A estimação calculada segundo os dados, fica entre R$ 1.500,00 - R$ 3.500,00 mensalmente aqui no Brasil por uma carga de trabalho entre 40-43 horas semanais.
Motivos para trabalhar como nutricionista:
O trabalho de um nutricionista é uma boa escolha para aqueles que querem ajudar as pessoas trabalhando na nutrição, tendo em vista a saúde e o bem-estar.
Em geral, a consciência da importância da nutrição para a saúde e a prevenção de certas doenças está se tornando cada vez mais difundida portanto, a demanda por nutricionistas está aumentando.
O salário é bom, e pode variar consideravelmente dependendo da experiência e do ambiente de trabalho em que o nutricionista opera.
Então pronto para trabalhar como nutricionista?
Crie um alerta e não perca nenhuma nova oferta do seu interesse!