Guia de Turismo
Guia de Turismo: O que é O que faz? Salário? Formação?
Os guias de turismo oficiais, também conhecidos como guias turísticos, guias locais, guias de cidades, guias intérpretes, informantes turísticos, guias intérpretes patrimoniais e antigos cicerones, são profissionais devidamente autorizados pelas autoridades competentes dos diferentes lugares onde exercem a sua atividade profissional.
Os guias turísticos são considerados como o fornecimento regular e pago de informações, acompanhamento, orientação e/ou serviços de assistência em assuntos culturais, monumentais, artísticos, históricos e geográficos ou naturais (ecológicos) para aqueles que visitam locais históricos, monumentais, culturais e de patrimônio natural.
O que faz? Principais funções:
Os guias turísticos viajam com grupos turísticos em pacotes turísticos para destinos nacionais e internacionais de férias, onde são responsáveis por todos os aspectos das férias. Trabalhar como um guia turístico oferece uma excelente oportunidade para viajar pelo mundo.
As principais funções são:
- Leitura de comunicados de imprensa
- Realização de pesquisas antes do feriado
- Organização de catering, hospedagem, transporte e excursões
- Inspecionar a segurança e a limpeza dos hotéis
- Fornecendo conselhos de turismo
- Organizando e liderando excursões
- Solução de problemas
- Tradução e interpretação
- Elaboração de relatórios
Muitas vezes há muito pouco treinamento , além de curtos programas de formação, que podem incluir algum acompanhamento no trabalho. As oportunidades de promoção são limitadas. O trabalho é geralmente sazonal e pode exigir longas horas e tempo longe de casa.
Os mensageiros podem estar disponíveis 24 horas por dia.
Como tornar-se guia de turismo: Principais habilidades-chave:
Uma vez qualificado como guia turístico licenciado, você pode trabalhar como guia turístico autônomo na sua cidade ou área, ou encontrar emprego em museus, galerias de arte, sítios arqueológicos e acompanhar turistas em visitas a museus e itinerários culturais.
A especialização linguística é essencial para aumentar as oportunidades de emprego e assim ganhar mais dinheiro, especialmente se você conhece idiomas menos conhecidos, como o japonês ou o russo. A licença de guia turístico também pode ser útil para os motoristas profissionais de carros e ônibus interessados em expandir as suas qualificações profissionais.
O motorista/guia de turismo leva os visitantes aos destinos turísticos atuando como cicerone: ele pára nos pontos mais belos para tirar fotos, fornece informações precisas e interessantes sobre os lugares visitados e também os acompanha durante as visitas às cidades, museus, etc.
Os amantes da natureza, por outro lado, podem se tornar guias de caminhadas ambientais e acompanhar pessoas em excursões nas montanhas, parques naturais, passeios de bicicleta, visitas guiadas em quads ou a cavalo, para descobrir sítios e atrações naturais.
Você também pode se qualificar como guia ou líder turístico e ajudar os turistas durante toda a viagem organizada, garantindo um alto nível de serviço ao cliente.
As principais habilidades-chave: Os funcionários em potencial devem estar em forma e saudáveis com muita energia e confiança, ser capazes de trabalhar efetivamente sem supervisão, ter uma atitude calma e "orientada para o cliente" e ter excelentes habilidades interpessoais.
Os conhecimentos de línguas estrangeiras são essenciais. O conhecimento dos principais destinos de férias, primeiros socorros e carteira de motorista também pode ser útil. O conhecimento de inglês, francês, alemão, espanhol, mas também chinês ou árabe, devido ao crescente afluxo de turistas da Ásia, também é essencial para trabalhar como guia turístico.
Quanto ganha um guia de turismo:
De acordo com dados que obtivemos de empresas que trabalham com JOBATUS, o salário médio de um guia de hotel vária segundo diferentes fatores como: a cidade onde vai trabalhar, o grado de experiência, a categoria de trabalho realizado, a localização do hotel, a categoria da empresa de turismo para a qual o empregado trabalhe, o seu treino e formação:
Mas a estimação calculada segundo os dados, fica entre R$ 1.536,00 - R$ 3.345,00 mensalmente aqui no Brasil por uma carga de trabalho entre 40-43 horas semanais.
Ser um guia turístico significa liderar e personalizar visitas e excursões guiadas para viajantes de todas as partes do mundo.
O trabalho certo para aqueles que amam a herança cultural de seu país e se sentem confortáveis em contato com pessoas de diferentes línguas, culturas e grupos étnicos.
Uma profissão fascinante com uma importante função educativa e cultural.
Durante a visita, a tarefa do guia turístico é aproximar os turistas da história, tradições e patrimônio cultural local, estimular o aprendizado e incentivar o encontro e o intercâmbio entre culturas, tornando a visita guiada um momento agradável de enriquecimento pessoal e promoção da área.
Em geral, o mundo das viagens e do turismo é uma das principais vozes da economia global, com um fluxo crescente de visitantes interessados no patrimônio cultural e natural.
Portanto, não faltam oportunidades de trabalho, especialmente para guias turísticos experientes e apaixonados.
Pronto para procurar vagas de guia de turismo?
Crie um alerta e não perca nenhuma nova oferta do seu interesse!