Garçom
Garçom: O que faz? Salário? Formação? Habilidades-Chave?
O Garçom o responsável pelo atendimento ao cliente no setor de restaurantes.
Ele trabalha em muitos lugares diferentes: restaurantes, pizzarias, bares, pubs, fast food, cervejarias, tabernas, hotéis, fazendas, ou mesmo para empresas especializadas em serviços de catering e banquetes.
O que faz um Garçom?
Em primeiro lugar, o garçom é responsável por receber os pedidos dos clientes e servir alimentos e bebidas na mesa ou no balcão. Entretanto, ele também realiza outras atividades, que podem preceder e acompanhar a chegada dos clientes, e que variam conforme a estrutura para a qual ele trabalha.
Vamos examiná-los em detalhes:
Primeiro de tudo, o garçom é responsável pela preparação da sala de jantar e das mesas antes da abertura ao público.
Ele organiza as mesas conforme o local pré-estabelecido, organiza os assentos reservados e se encarrega da montagem, ou seja, da disposição de panos de mesa, pratos, talheres, guardanapos, copos e qualquer outra mesa e acessórios de serviço.
Na abertura do restaurante, ele é responsável por receber os clientes e acompanhá-los até as mesas. O garçom então apresenta a oferta gastronómica, o cardápio e a lista de vinhos da estrutura: ele conhece os pratos preparados pelos chefs, os ingredientes utilizados e os alérgicos contidos, as bebidas que ele pode servir (refrigerantes, vinho, cerveja, café, etc.).
Ele então descobre os gostos e preferências dos clientes de modo a poder recomendar a comida mais adequada.
Os pedidos podem ser feitos à mão, com caneta e papel, e levados ao cozinheiro ou ao balcão, ou inseridos através de terminais eletrónicos num sistema de gerenciamento que os envia diretamente ao pessoal da cozinha.
Quando a comida está pronta na cozinha, o garçom traz os pratos e bebidas encomendados à mesa e os serve aos clientes, conforme as regras de etiqueta para montar e servir.
Enquanto os clientes estão comendo, o garçom está presente várias vezes para verificar se a refeição está funcionando bem, para recolher os pedidos e comentários dos clientes e para limpar a mesa entre os cursos. Ele sempre fica de olho nas mesas e nos clientes, interessar-se poder intervir para cada necessidade.
No final da refeição, o garçom pode acompanhar os clientes ao caixa ou prepará-los e apresentá-los com a conta; em alguns casos, ele também é responsável pela cobrança do serviço.
Quando estão fechados ao público, os empregados de mesa devem reorganizar e limpar as mesas e a sala de jantar para o próximo turno.
Como tornar-se em Garçom: Principais competências:
Ser garçom é um trabalho que não requer treinamento específico, mas que pode ser aprendido através da prática e experiência no local de trabalho.
Entretanto, aqueles que desejam se especializar em técnicas de serviço podem frequentar cursos para garçons (serviço de quarto e serviço de bar) em escolas de hotelaria, e assim aprender as técnicas de disposição de mesa, preparação e decoração (mise en place), a apresentação de alimentos e bebidas, a ordem e regras de serviço, como transportar pratos e bandejas, o uso de grampos.
Também é importante que os empregados de mesa conheçam os fundamentos da gastronomia, assim como as regras de saúde e segurança no local de trabalho.
O conhecimento de uma ou mais línguas estrangeiras é definitivamente uma vantagem para aqueles que se candidatam a empregos de garçom, especialmente se o local for frequentado regularmente por turistas e clientes internacionais.
As principais competências:
- Competência na montagem e serviço de mesa
- Conhecimento do setor de alimentos e vinhos
- Atitude de atendimento ao cliente
- Capacidade de trabalhar em equipe
- Comunicação e habilidades interpessoais
- Bondade e gentileza
- Fadiga e resistência ao stresse
- Dinamismo e velocidade
Qual é o salário de um Garçom?
De acordo com dados que obtivemos de empresas que trabalham com JOBATUS, o salário médio de um Garçom vária segundo diferentes fatores como: o grado de experiência, a categoria de trabalho realizado, a categoria da empresa para a qual o empregado trabalhe, os meios que o empregado utiliza, o seu treino e formação:
Mas a estimação calculada segundo os dados, fica entre R$ 1.095,00 - R$ 2.000,00 mensalmente aqui no Brasil por uma carga de trabalho entre 40-43 horas semanais.
A fácil entrada no negócio de restaurante e o grande número de ofertas de emprego estão entre as principais atrações do trabalho de garçom.
Os garçons são de fato procurados por clubes de todos os tipos, desde pubs e pizzarias até restaurantes de alto nível. Dada a ampla difusão dos serviços de catering, existe, portanto, a possibilidade concreta de encontrar trabalho "em casa", em qualquer nível de competência e experiência. Aqueles que desejam viajar ou aprender um novo idioma podem procurar um emprego como garçom no exterior.
A oportunidade de encontrar um emprego como garçom de meio período, ou como garçom sazonal, permite combinar este trabalho com outras atividades, conforme a necessidade.
Além disso, trabalhar como garçom é uma ótima maneira de começar uma carreira na área de catering.
Pronto para procurar vagas de Garçom?
Crie um alerta e não perca nenhuma nova oferta do seu interesse!