Especialista em Experiência do Usuario
Experiência do Usuario: Como tornar-se em Especialista!
Os especialistas de UX (experiência do usuário) medem e otimizam as aplicações (geralmente baseadas na ‘web’) para melhorar a usabilidade e criar a melhor experiência do usuário, explorando muitas abordagens diferentes para resolver problemas do usuário final. Uma forma de um designer UX fazer isso é realizando testes presenciais para observar o comportamento do usuário. Eles então refinam e ajustam aplicativos, ‘software’ e ‘websites’ para criar produtos que as pessoas gostam e acham fáceis de usar.
O que faz um Especialista em Experiência do Usuario?
Para um especialista de usuário, as tarefas típicas incluem:
- Considerar as aplicações existentes e avaliar a eficácia do seu UX (experiência do usuário).
- Considerando o elemento de interação humano-computador de um ‘design’.
- Utilizar ferramentas on-line’, tais como leitores de tela, para facilitar as suas pesquisas.
- Conduzir testes de aplicações, ‘software’ e ‘websites’ com o usuário.
- Definindo modelos de interação, fluxos de tarefas do usuário e especificações da ‘interface’ do usuário. Comunicação de cenários (usuários hipotéticos), experiências de ponta a ponta, modelos de interação e desenhos de tela para outros que trabalham num produto.
- Trabalhar com diretores criativos e ‘designers’ visuais para incorporar uma identidade visual ou de marca no produto final.
- Desenvolver e manter mainframes de ‘design’ (mock-ups básicos de aplicação) e especificações
Empregadores mais comuns dos especialistas em experiência do utilizador.
As principais opções são as seguintes:
- Organizações de serviços financeiros
- Empresas de manufatura Instituições educacionais
- Bancos Empresas especializadas em desenvolvimento de ‘software’.
- Empresas de consultoria.
- Organizações do setor públicos
- Empresas de telecomunicação
O auto-emprego também é uma opção para especialistas em experiência do usuário A concorrência por empregos pode ser acirrada.
Os empregos são geralmente anunciados através de conselhos e jornais de emprego locais, regionais e nacionais (on-line ou impressos), assim como através de agências de emprego especializadas.
Quais são as habilidades e conhecimentos mais requeridos pelas empresas?
Muitos dos trabalhos UX anunciados exigem um diploma num projeto ou assunto relacionado a computador, como HCI (interação homem-computador). Para ingressar na profissão sem um diploma, poderia começar em outra função de ‘design’ digital e se especializar em UX visto que tenha acumulado experiência.
Habilidades Requeridas:
- Capacidade de pensar com criatividade.
- Aptidão matemática e forte habilidade para resolver problemas
- Excelentes habilidades de informática e programação
- Olho artístico para o ‘design’
- Excelentes habilidades de organização, tempo e gestão de projetos. Precisão e atenção aos detalhes
- Compreensão das últimas tendências e seu papel em um ambiente comercial
- Habilidades de auto desenvolvimento para acompanhar as tendências em rápida mudança
- Abordagem profissional do tempo, custos e prazos
Profissões do futuro
Esta é uma profissão pertencente ao presente e ao futuro.
Hoje vivemos em num mundo cheio de mudanças, e a tecnologia está avançando a um ritmo exponencial.
Qualquer negócio que você pense, tem um website ou um aplicativo, e o objetivo final é sempre: atrair clientes ou vender alguma categoria de produto.
Por ista causa esta profissão ganhou importância nos últimos anos, pois quanto mais acessível, confortável e fácil for navegar pela interface, mais fácil será produzir uma venda.
E você já viu as ofertas de UX?
Crie um alerta e não perca nenhuma nova oferta do seu interesse!