Copywriter (Redator)
Copywriter: Qual é a profissão? O que faz um Copywriter? Salario?
O Copywriter (conhecido em Brasil como redator) é responsável pela redação de textos e conteúdo para a mídia (impressa, digital, rádio e televisão).
O que faz? Principais tarefas:
Um copywritter geralmente trabalha na equipe criativa da área de marketing, onde é responsável de identificar o conceito criativo e escrever textos atraentes (o "copy") para se dirigir ao público alvo, seguindo as estratégias de marketing da empresa. O copy é um tipo de texto, escrito de tal forma que incita ao leitor a realizar uma determinada ação: por exemplo, comprar um produto ou visitar uma loja.
Um redator pode escrever diferentes tipos de conteúdo, nos mais diversos setores, e pode ser solicitado a produzir textos para campanhas publicitárias, websites, landing pages, blogs, anúncios, guias e manuais, boletins informativos, portagens em mídias sociais, catálogos, folhetos, panfletos, roteiros de vídeo e comerciais de TV ou rádio, etc.
O redator é então responsável por produzir o conteúdo necessário de forma rápida e eficiente, garantindo a qualidade e correção formal do texto escrito. Entretanto, além da ortografia e da gramática, um bom redator sabe como usar o poder das palavras para motivar os usuários e estimulá-los à ação.
Sendo um especialista em idiomas, ele é capaz de preparar textos adequados para qualquer tipo de mídia, modificando o idioma em referência aos diferentes canais de comunicação - imprensa, web, rádio, televisão.
Colabora com a equipe de marketing na criação e desenvolvimento de planos de comunicação corporativa, tanto em campanhas de marketing de produtos quanto em campanhas temáticas, contribuindo para a definição da imagem corporativa ou da marca.
É responsabilidade específica do redator criar textos com um forte impacto comunicativo, de acordo com diretrizes editoriais predefinidas.
Outras tarefas frequentes de um redator são a edição e revisão de rascunhos e textos escritos por outros, e o gerenciamento do conteúdo de blogs e websites usando softwares especiais (CMS, Content Management Systems).
As tarefas e obrigações do copywriter são:
- Escrever textos criativos para diferentes categorias de mídia: dos canais tradicionais ao conteúdo da web e das mídias sociais
- Conceber e implementar conteúdo conforme as diretrizes e estratégias de marketing e comunicação das empresas
- Interpretar resumos de redação para entender as exigências do projeto
- Processamento de texto rápido, preciso e correto
- Otimizar o conteúdo (idioma, tom, mensagem) segundo o público-alvo e a mídia utilizada
- Colaborar na conceção de campanhas publicitárias, em colaboração com o Diretor de Arte e a equipe de marketing
- Fazendo trabalho editorial revisando rascunhos, editando cópias e publicando conteúdo
Como tornar-se em Copywriter? Formação e competências fundamentais:
Os estudos em Comunicação, Marketing, Jornalismo e as Humanidades em geral são os mais populares nos anúncios de emprego para copywriters.
Mesmo sem um diploma é possível se tornar um redator, mas é essencial demonstrar excelentes habilidades linguísticas, capacidade de redação criativa e uma ampla cultura básica para ser capaz de lidar de forma convincente com uma ampla variedade de tópicos. Além disso, é importante manter-se atualizado com as tendências atuais e as melhores práticas do setor para poder utilizá-las no momento certo na produção de cópias convincentes.
O conhecimento de línguas estrangeiras também é altamente valorizado, de modo a poder mover-se com agilidade no mundo cada vez mais internacional da comunicação.
Se o redator trabalha como um editor web e está envolvido na criação de blogs e na escrita de conteúdo para redes sociais, é importante que ele conheça e entenda como funcionam os mecanismos de SEO (Search Engine Optimization), a fim de escrever textos otimizados para os mecanismos de busca.
Além disso, ele deve ter habilidades no uso do CMS principal (WordPress, Joomla, Drupal, etc.), o software utilizado para gerenciar o conteúdo de blogs e websites.
Habilidades de um redator
As habilidades necessárias para que o Copywriter desempenhe as suas tarefas com sucesso são:
- Excelente capacidade de escrita persuasiva
- Perfeito domínio da língua, conhecimento da ortografia e da gramática
- Capacidade de escrever em diferentes estilos para se comunicar efetivamente com diferentes alvos
- Capacidade de redação em SEO
- Conhecimento de publicidade, marketing e técnicas de comunicação
- Capacidade de edição e correção de textos
- Conhecimento dos principais CMS (Wordpress, etc.)
- Criatividade
- Cultura básica
- Capacidade de comunicação, organização e gestão do tempo
- Atenção aos detalhes
- Preparo para a colaboração
- Adaptabilidade e flexibilidade
Quanto ganha um Copywriter?
De acordo com dados que obtivemos de empresas que trabalham com JOBATUS, o salário médio de um Copywriter vária segundo diferentes fatores como: o grado de experiência, a categoria de trabalho realizado, a categoria da empresa para a qual o empregado trabalhe, os meios que o empregado utiliza, o seu treino e formação:
Mas a estimação calculada segundo os dados, fica entre R$ 1.800,00 - R$ 5.200,00 mensalmente aqui no Brasil por uma carga de trabalho entre 40-43 horas semanais.
Copywriter é uma profissão dinâmica e criativa, adequada para aqueles que têm um excelente domínio da língua e uma grande capacidade de imaginar.
O trabalho do copywriter é encontrar as palavras certas para comunicar todo a categoria de mensagem de forma convincente, seja uma cópia publicitária ou um artigo de blog.
Como muitas profissões na área de comunicação e marketing, ser copywriter publicitário permite que você experimente projetos desafiadores e diversos, e isto significa que o seu trabalho diário nunca é trivial ou repetitivo.
Outra característica muito apreciada é a flexibilidade: de fato, há cada vez mais oportunidades de trabalhar por conta própria, mesmo como redator remoto, o que lhe permite acompanhar projetos em todo o mundo.
E você tem interesse em ver as vagas disponíveis como copywriter?
Crie um alerta e não perca nenhuma nova oferta do seu interesse!