Auxiliar de cozinha
Carreira de Auxiliar de cozinha: O que faz? Salário? Formação?
O auxiliar de cozinha ou assistente do cozinheiro é o profissional que auxilia o cozinheiro: ele ou ela faz parte da equipe de cozinha e trabalha em conjunto com o cozinheiro e os cozinheiros.
O que faz um auxiliar de cozinha?
Dentro da organização de uma cozinha restaurante, as principais tarefas de um assistente de cozinha são: fazer o necessário para cozinhar conforme as instruções do chef, preparar ingredientes e limpar legumes, preparar pratos simples, utilizar utensílios e máquinas de cozinha (panelas, panelas, tábuas de corte, cortadores, etc.), limpar utensílios, manter os espaços de trabalho arrumados.
O assistente do chef também é às vezes responsável por manter a despensa e as câmaras frias conforme as instruções do chef, levando os ingredientes para a cozinha, embalando e armazenando os alimentos segundo os padrões de segurança e higiene alimentar. Nas emergências, o assistente de cozinha deve ser capaz de substituir o cozinheiro sem afetar a qualidade do cozimento.
Por outro lado, em contextos especialmente reduzidos, as tarefas do auxiliar de cozinha tendem a ser confundidas com as do "faz-tudo" da cozinha: ele certamente ajuda o cozinheiro a cozinhar, mas ao mesmo tempo ele também faz o trabalho da máquina de lavar louça e do auxiliar de cozinha, ou ajuda na sala de jantar e serve nas mesas.
O que um chef assistente deve saber fazer? Aqui está uma lista das suas tarefas e deveres:
- Preparar os ingredientes necessários para os pratos
- Lavar e cortar legumes e frutas
- Cozinhar os pratos segundo as instruções do chef
- Limpar e arrumar os utensílios
- Administrar as despensas e câmaras frigoríficas
Formação necessária: Quais são as habilidades-chave para se tornar em auxiliar de cozinheiro?
Para se tornar um assistente de cozinha existem escolas e cursos de treinamento vocacional em catering, que proporcionam tanto a preparação teórica quanto a experiência prática na cozinha.
Há muitas coisas que você precisa saber para trabalhar como assistente de cozinha: técnicas de preparação e cozimento de alimentos, uso e manutenção de equipamentos e utensílios de cozinha, decoração e guarnição de pratos, regras de higiene para a conservação de matérias-primas e alimentos perecíveis.
Além disso, é útil ter habilidades (mesmo básicas) no serviço de garçons, caso você precise ajudar a servir nas mesas.
Habilidades do assistente de cozinha
As habilidades de que o chef assistente precisa para fazer o seu trabalho da melhor maneira possível são:
- Conhecimento de técnicas de cozimento
- Capacidade de usar fogões, cortadores e outros utensílios de cozinha
- Capacidade de limpar e cortar legumes, preparar várias categorias de ingredientes
- Conhecimento das normas sanitárias e higiénicas relativas ao preparo e armazenamento de alimentos
- Capacidade de gerenciar várias operações simultaneamente
Quanto ganha um auxiliar de cozinha?
De acordo com dados que obtivemos de empresas que trabalham com JOBATUS, o salário médio de uma auxiliar de limpeza vária segundo diferentes fatores como: o grado de experiência, cidade de trabalho realizado, treino, formação, técnicas de cozinha, categoria de cozinha, categoria de restaurante e categoria de comida a cozinhar,
Mas a estimação calculada segundo os dados, fica entre R$ 1.104,00 - R$ 1.764,00 mensalmente aqui no Brasil por uma carga de trabalho entre 40-43 horas semanais.
A paixão pela cozinha é a característica fundamental de um chef assistente, e o que lhe permite obter satisfação do seu trabalho diário.
É uma profissão adequada para pessoas que buscam um trabalho dinâmico e variado, mesmo que seja exigente: as atividades são diversificadas, o ritmo às vezes é frenético, mas o compromisso é recompensado com a promoção a cargos mais elevados na brigada de cozinha.
A figura do assistente de cozinha é procurada em todos os lugares: você pode encontrar emprego perto de casa, na sua própria cidade, ou ao invés disso, aproveitar a oportunidade para viajar e trabalhar em estâncias turísticas, ou talvez como um chefe segundo em navios de cruzeiro.
A experiência, a prática constante e a vontade de melhorar permitem que o chef assistente ou o chef comissionado avance ao nível na equipe de brigada da cozinha. Começar a sua carreira como chef assistente é uma ótima maneira de entrar no ambiente da cozinha, conhecer sua dinâmica e crescer profissionalmente.
A cozinha dos grandes restaurantes é um ambiente muito competitivo, mas aqueles que demonstram as habilidades certas podem aspirar a se tornar chefe de cozinha chefe (Chef de partie), segundo chefe de cozinha (sous chef) e finalmente chefe executivo (Chef de cuisin ou Chef Executivo, em grandes cadeias internacionais).
Estas procurando vagas de emprego como auxiliar de cozinha ?
Crie um alerta e não perca nenhuma nova oferta do seu interesse!