Gerente de Marketing

Os gerentes de marketing procuram maximizar os lucros desenvolvendo estratégias de vendas que atendam às necessidades dos clientes e promovendo produtos, serviços ou idéias.

O que faz um gerente de marketing?

Os gerentes de marketing desenvolvem e supervisionam campanhas de marketing para promover produtos e serviços. O papel de um executivo de marketing pode englobar responsabilidades criativas, analíticas, digitais, comerciais e administrativas. Os detalhes do papel variam conforme o tipo e tamanho do empregador, bem como com a indústria. É provável que os executivos trabalhem em estreita colaboração com outros funcionários em áreas como publicidade, pesquisa de mercado, produção, vendas e distribuição.

O marketing é uma das escolhas de carreira mais populares entre os graduados.

Os executivos de marketing supervisionam muitos aspectos de uma campanha durante toda a vida de um produto, serviço ou idéia. Como é provável que estes executivos tenham uma grande responsabilidade desde o início, eles mesmos terão que administrar seu tempo e suas tarefas.

As tarefas típicas incluem:

  • Desenvolver campanhas de marketing
  • Conduzir pesquisas e análises de dados para identificar e definir o público
  • Desenvolver e apresentar ideias e estratégias
  • Ações promocionais
  • Recolhendo e distribuindo informações financeiras e estatísticas
  • Escrever e (rever) cópia criativa
  • Manutenção do site e análise de dados
  • Organização de eventos e exposições de produtos
  • Atualização de bancos de dados e utilização de um sistema de gestão de relacionamento com o cliente (CRM)
  • Coordenar o marketing interno e a cultura organizacional
  • Gerenciar campanhas de mídia social.

Formação e competências requeridas:

Tipicamente, as oportunidades de mercado estão abertas a graduados de qualquer disciplina de carreira. Entretanto, uma graduação ou pós-graduação num assunto como marketing, economia, negócios, estatística ou sociologia pode ser benéfica ou preferida pelos empregadores. Alguns trabalhos, particularmente os de marketing industrial, exigem uma formação científica ou técnica.

A experiência de trabalho remunerado ou voluntário pode ser benéfica. Isto pode ser obtido em qualquer área de negócios que exija contato com os clientes ou com o público. Os grandes empregadores também oferecem cursos e estágios de férias que podem dar uma visão útil da profissão.

Os empregadores também buscarão experiência de trabalho em meio período ou atividades extracurriculares que demonstrem a interação e as habilidades de comunicação do cliente.

As principais habilidades para assistentes sociais:

  • Compromisso
  • Paciência
  • Flexibilidade
  • Capaz de lidar com situações traumáticas
  • Solução de problemas
  • Habilidades analíticas
  • Boa capacidade de trabalho em equipa
  • Habilidades de comunicação e rede de contatos
  • Adaptabilidade
  • Forte atenção aos detalhes
  • Boa capacidade de organização e planejamento
  • Criatividade e habilidade de escrita
  • Consciência comercial
  • Habilidades de numéricas
  • Habilidades de informática.

Onde pode trabalhar um Gerente de Marketing?

Há muitas indústrias onde as organizações precisarão promover os seus produtos ou serviços para um público. Estes podem ser tanto no setor público quanto no privado, ou para instituições de caridade. Os executivos de marketing podem trabalhar em agências especializadas em marketing, onde o trabalho será para clientes externos, ou em departamentos internos de marketing em organizações maiores.

A concorrência por empregos pode ser acirrada. Os empregos são geralmente anunciados através de conselhos de emprego e jornais locais, regionais e nacionais (on-line ou impressos), bem como através de agências de recrutamento especializadas.

Os setores mais típicos são:

  • Empresas
  • Fabricantes
  • Varejistas
  • Indústrias
  • Governos e autoridades locais

Dependendo do tamanho e do tipo de empregador, um executivo do mercado pode ou não ser uma posição de nível básico, ou de pós-graduação. É provável que os graduados se juntem a uma pequena e média empresa (SME) como executivos. Em organizações maiores, os executivos podem trabalhar de perto com assistentes de marketing mais jovens e coordenadores de marketing. A maioria dos currículos de pós-graduação específicos de marketing também recrutará graduados para funções executivas.

O papel também geralmente envolve muito trabalho de marketing digital e on-line, já que os empregadores normalmente operam um website e contas de mídia social. Como tal, os executivos podem precisar analisar a análise e propor cursos de ação apropriados, produzir conteúdo escrito e multimédia e gerir o marketing pay-per-click (PPC) e a mídia social

Quanto ganha um Gerente de Marketing?

De acordo com dados que obtivemos de empresas que trabalham com JOBATUS, o salário médio de um assistente social vária segundo diferentes fatores como: o grado de experiência, a categoria de trabalho realizado, a categoria da empresa (Privativa ou Publica) para a qual o empregado trabalhe, estado onde trabalhe e formão.

Mas a estimação calculada segundo os dados, fica entre R$ 4.644,00 - R$ 10.567,00 mensalmente aqui no Brasil por uma carga de trabalho entre 40-43 horas semanais.

Os empregadores mais común para os assistentes sociais são:

  • Autoridades locais
  • Confiança nos serviços de saúde
  • Autoridades educacionais locais
  • Práticas gerais
  • Hospitais
  • Centros de saúde
  • Caridade

Então pronto para trabalhar como gerente de marketing?

Crie um alerta e não perca nenhuma nova oferta do seu interesse!

Receber em meu email ofertas de emprego de Gerente de Marketing

Li e aceito os termos e condições.