Gerente de Loja

Gerente de Loja: O que é? O que faz? Salário? Formação?

O gerente de loja é a pessoa encarregada do atendimento ao cliente e da venda de produtos numa loja.

Um gerente de loja deve ter o conhecimento de vendas para lidar com as necessidades dos clientes, tanto positivas quanto negativas.

Ele ou ela deve estar preparado para diversas circunstâncias, como clientes confusos ou mesmo objeções, e ser capaz de responder rapidamente, além de saber como funciona a loja e como lidar com outros colegas de trabalho.

O que faz um Gerente de Loja?  

O vendedor não pode se comportar do mesmo modo em todos os estabelecimentos em que trabalha.

Cada setor tem a sua própria maneira de atuar e um gerente de loja deve saber como lidar com os clientes em cada situação.

Alguns exemplos são:

  • Loja de roupas. O gerente da loja deve estar sempre atento aos clientes da loja, estar pronto para dar conselhos se necessário e estar preparado para possíveis perguntas dos clientes.
  • Cosméticos. Neste caso é comum que o vendedor utilize o seu conhecimento do produto vendido para demonstrar o produto, sabendo qual é o que melhor se adapta ao cliente a partir de toda uma gama de produtos. Embora o cliente terá sempre a última palavra.
  • Loja de animais: O gerente e de loja deve ter conhecimento do estado dos animais a seu cargo. Ele também tem o conhecimento para ajudar o cliente sobre diferentes produtos de cuidado animal.

As principais funções são:

  • Leitura de comunicados de imprensa
  • Atender aos clientes dependendo da necessidade de cada um, ou seja, de forma personalizada
  • Conseguir promover compras
  • Lidar com possíveis reclamações
  • Manter as informações do produto sempre atualizadas
  • Registrar as vendas feitas

 

Principais habilidades ou competências:

A experiência de trabalho relevante também é essencial.

Principais habilidades-chave:

  • Excelentes habilidades orais ou escritas
  • Habilidades interpessoais
  • Dominio da linguagem corporal. Os gestos de uma pessoa que trabalha diante do público são sempre importantes, portanto um assistente de loja tem que transmitir confiança aos clientes para encorajá-los a comprar
  • Um tom de voz e linguagem apropriados. O uso da linguagem é vital para transmitir da maneira mais otimizada o que queremos dizer ao cliente, temos que usar uma linguagem clara e uma entoação de proximidade com o cliente.
  • Seja claro sobre o valor do atendimento ao cliente
  • Entusiasmo

Qual é o salário de um Gerente de Loja:

De acordo com dados que obtivemos de empresas que trabalham com JOBATUS, o salário médio de um Gerente de Loja vária segundo diferentes fatores como: o grado de experiência, a categoria de trabalho realizado, a categoria da empresa para a qual o empregado trabalhe, os meios que o empregado utiliza, o seu treino e formação:

Mas a estimação calculada segundo os dados, fica entre R$ 1.300,00 - R$ 3.400,00 mensalmente aqui no Brasil por uma carga de trabalho entre 40-43 horas semanais.

Ser um gerente de loja dá-lhe muita experiência diante do público, o que pode ser útil para o futuro. Aprender e melhorar as suas habilidades de comunicação é essencial para um bom treinamento e uma resposta rápida a todos os tipos de situações.

Tenha em mente que você nem sempre receberá um "sim" do cliente, por isso é importante saber como reagir bem. Esta é também uma lição valiosa para o treinamento.

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