Copywriter (Redator)

 Copywriter: Qual é a profissão? O que faz um Copywriter? Salario?

O Copywriter (conhecido em Brasil como redator) é responsável pela redação de textos e conteúdo para a mídia (impressa, digital, rádio e televisão).

O que faz? Principais tarefas:

Um copywritter geralmente trabalha na equipe criativa da área de marketing, onde é responsável de identificar o conceito criativo e escrever textos atraentes (o "copy") para se dirigir ao público alvo, seguindo as estratégias de marketing da empresa. O copy é um tipo de texto, escrito de tal forma que incita ao leitor a realizar uma determinada ação: por exemplo, comprar um produto ou visitar uma loja.

Um redator pode escrever diferentes tipos de conteúdo, nos mais diversos setores, e pode ser solicitado a produzir textos para campanhas publicitárias, websites, landing pages, blogs, anúncios, guias e manuais, boletins informativos, portagens em mídias sociais, catálogos, folhetos, panfletos, roteiros de vídeo e comerciais de TV ou rádio, etc.

O redator é então responsável por produzir o conteúdo necessário de forma rápida e eficiente, garantindo a qualidade e correção formal do texto escrito. Entretanto, além da ortografia e da gramática, um bom redator sabe como usar o poder das palavras para motivar os usuários e estimulá-los à ação.

Sendo um especialista em idiomas, ele é capaz de preparar textos adequados para qualquer tipo de mídia, modificando o idioma em referência aos diferentes canais de comunicação - imprensa, web, rádio, televisão.

Colabora com a equipe de marketing na criação e desenvolvimento de planos de comunicação corporativa, tanto em campanhas de marketing de produtos quanto em campanhas temáticas, contribuindo para a definição da imagem corporativa ou da marca.

É responsabilidade específica do redator criar textos com um forte impacto comunicativo, de acordo com diretrizes editoriais predefinidas.

Outras tarefas frequentes de um redator são a edição e revisão de rascunhos e textos escritos por outros, e o gerenciamento do conteúdo de blogs e websites usando softwares especiais (CMS, Content Management Systems).

As tarefas e obrigações do copywriter são:

  • Escrever textos criativos para diferentes categorias de mídia: dos canais tradicionais ao conteúdo da web e das mídias sociais
  • Conceber e implementar conteúdo conforme as diretrizes e estratégias de marketing e comunicação das empresas
  • Interpretar resumos de redação para entender as exigências do projeto
  • Processamento de texto rápido, preciso e correto
  • Otimizar o conteúdo (idioma, tom, mensagem) segundo o público-alvo e a mídia utilizada
  • Colaborar na conceção de campanhas publicitárias, em colaboração com o Diretor de Arte e a equipe de marketing
  • Fazendo trabalho editorial revisando rascunhos, editando cópias e publicando conteúdo

Como tornar-se em Copywriter? Formação e competências fundamentais:

Os estudos em Comunicação, Marketing, Jornalismo e as Humanidades em geral são os mais populares nos anúncios de emprego para copywriters.

Mesmo sem um diploma é possível se tornar um redator, mas é essencial demonstrar excelentes habilidades linguísticas, capacidade de redação criativa e uma ampla cultura básica para ser capaz de lidar de forma convincente com uma ampla variedade de tópicos. Além disso, é importante manter-se atualizado com as tendências atuais e as melhores práticas do setor para poder utilizá-las no momento certo na produção de cópias convincentes.

O conhecimento de línguas estrangeiras também é altamente valorizado, de modo a poder mover-se com agilidade no mundo cada vez mais internacional da comunicação.

Se o redator trabalha como um editor web e está envolvido na criação de blogs e na escrita de conteúdo para redes sociais, é importante que ele conheça e entenda como funcionam os mecanismos de SEO (Search Engine Optimization), a fim de escrever textos otimizados para os mecanismos de busca.

Além disso, ele deve ter habilidades no uso do CMS principal (WordPress, Joomla, Drupal, etc.), o software utilizado para gerenciar o conteúdo de blogs e websites.
Habilidades de um redator

As habilidades necessárias para que o Copywriter desempenhe as suas tarefas com sucesso são:

  • Excelente capacidade de escrita persuasiva
  • Perfeito domínio da língua, conhecimento da ortografia e da gramática
  • Capacidade de escrever em diferentes estilos para se comunicar efetivamente com diferentes alvos
  • Capacidade de redação em SEO
  • Conhecimento de publicidade, marketing e técnicas de comunicação
  • Capacidade de edição e correção de textos
  • Conhecimento dos principais CMS (Wordpress, etc.)
  • Criatividade
  • Cultura básica
  • Capacidade de comunicação, organização e gestão do tempo
  • Atenção aos detalhes
  • Preparo para a colaboração
  • Adaptabilidade e flexibilidade

Quanto ganha um Copywriter?

De acordo com dados que obtivemos de empresas que trabalham com JOBATUS, o salário médio de um Copywriter vária segundo diferentes fatores como: o grado de experiência, a categoria de trabalho realizado, a categoria da empresa para a qual o empregado trabalhe, os meios que o empregado utiliza, o seu treino e formação:

Mas a estimação calculada segundo os dados, fica entre R$ 1.800,00 - R$ 5.200,00 mensalmente aqui no Brasil por uma carga de trabalho entre 40-43 horas semanais.

Copywriter é uma profissão dinâmica e criativa, adequada para aqueles que têm um excelente domínio da língua e uma grande capacidade de imaginar.

O trabalho do copywriter é encontrar as palavras certas para comunicar todo a categoria de mensagem de forma convincente, seja uma cópia publicitária ou um artigo de blog.

Como muitas profissões na área de comunicação e marketing, ser copywriter publicitário permite que você experimente projetos desafiadores e diversos, e isto significa que o seu trabalho diário nunca é trivial ou repetitivo.

Outra característica muito apreciada é a flexibilidade: de fato, há cada vez mais oportunidades de trabalhar por conta própria, mesmo como redator remoto, o que lhe permite acompanhar projetos em todo o mundo.

E você tem interesse em ver as vagas disponíveis como copywriter?

Crie um alerta e não perca nenhuma nova oferta do seu interesse!

Receber em meu email ofertas de emprego de Copywriter (Redator)

Li e aceito os termos e condições.